Os alunos Luan Elvis Maia Costa,
João Victor da Costa texeira, Victor Mateus de Lima Ferreira e Carliana Talita
da Silva, produziram um documentário sobre o processo de coleta e descarte do
lixo em Icapuí e concorreram na modalidade audiovisual. A olimpíada é Promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com a Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco), a Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA) busca incentivar a realização de trabalhos que contribuam para a melhoria das condições ambientais e de saúde no Brasil, além de possibilitar que o conhecimento científico se torne próximo do cotidiano escolar. A mesma ocorre em
duas etapas regional e nacional, na primeira concorrem os estados do Ceará,
Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte os trabalhos classificados
nessa etapa irão para a etapa nacional e disputar com trabalhos dos demais
estados brasileiros.
Esse trabalho é uma ação do
Laboratório Didático de Ciências (LDC) e foi coordenado pelo professor
João Paulo Oliveira Maia, com o grande
apoio do professor Ricardo Rebouças. Durante as filmagens pode-se perceber que
grande parte do nosso lixo não é
reciclado a maioria dos caminhões que realizam a coleta não são adaptados ao
trabalho e os trabalhadores estão expostos a doenças oriundas do lixo que
descartado no lixão equipamento completamente inadequado com grande potencial
de contaminação do solo e lençol freático pelo chorume. Professores e alunos
realizaram um trabalho de filmagem da coleta e descarte do lixo na cidade, com
o intuito de sensibilizar a população e autoridades da importância social,
econômica e ambiental que estar ligada ao lixo.
Um dos objetivos do LDC é que os
alunos construam o conhecimento por meio das atividades práticas como as
visitas in loco, que proporcionam aos alunos uma maior compreensão da realidade
e a observação de fenómenos.
1 comentários:
Parabéns professor João Paulo pela iniciativa. São ações como essa que trazem o real sentido do processo de ensino e aprendizagem. A prática transpõe a teoria e a cidadania fica mais evidente quando o aluno passa a ser protagonista da ação.
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