O
desenvolvimento da matemática está intimamente ligado ao desenvolvimento da
humanidade. Fica cada vez mais claro que, quanto maior o desenvolvimento da
humanidade, mais a Matemática se faz presente nos mais diversos ramos, mesmo
sem ser notada pela maioria das pessoas. Porém, a maneira como essa Ciência vem
sendo ensinada nas salas de aulas, com forte apelo para a formalidade e com
métodos puramente dedutivos, não está correspondendo às necessidades atuais. De
acordo com Oliver, 1983 - Estamos ensinando da mesma maneira como se fazia há
cem anos.
Uma das
principais finalidades da Matemática é o seu uso como linguagem universal da Ciência.
No entanto, os estudantes brasileiros não estão conseguindo utilizar a
Matemática apresentada nas escolas para resolver problemas cotidianos, entender
a complexidade da tecnologia e da comunicação, perguntar, assimilar informações
novas como também para como trabalhar em equipe e consequentemente não estão
compreendendo os métodos científicos. E esses são alguns dos requisitos básicos
para qualquer tipo de trabalho. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais,
temos que trabalhar para que os objetivos escolares tornem os estudantes
capazes de, além de outras tarefas, resolverem problemas com o instrumental
mais adequado; conhecer as implicações matemáticas do problema; poder trabalhar
em grupo na busca da solução de um problema comum; ver as possibilidades de aplicar
ideias matemáticas em problemas comuns e complexos; estar preparados para
enfrentar problemas em aberto.
O
Laboratório Didático de Ciência vem exatamente com o intuito de alcançar esses
objetivos, trazendo os estudantes para a participação ativa tornando-os
personagens principais de seu processo de ensino-aprendizagem. O interessante é
levar o aluno a enfrentar tarefas novas e não somente exercícios repetitivos,
ter uma visão holística e não fragmentada dos conteúdos.
O estudo das
ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, devem capacitar o educando
para uma interpretação de fenômenos naturais sob a óptica da ciência, para
assim formular uma visão critica e desenvolver conceitos. Usando conhecimentos
matemáticos simples, propõe-se aos alunos uma visão crítica baseada em
observações e conceitos científicos, mas sem desvincular tais contextos à sua
vivência.
Dentre as
diversas utilidades do LDC, uma se sobressai sobre as outras: o caráter
interdisciplinar. Nesse aspecto, a Matemática tem uma destaque ímpar, pois,
como o próprio tema desse trabalho explicita, a Matemática é a linguagem da
ciência, e como tal, está presente nas mais diversas áreas do conhecimento. No
entanto, tal interação da matemática com as outras disciplinas não é muito
visível por grande maioria dos alunos, inclusive por alguns professores. Daí a
necessidade da abordagem matemática dentro do LDC, para despertar nos alunos e
parte dos professores a curiosidade e o potencial dessa grande ferramenta
científica que é a Matemática.
Diante
dessa perspectiva, o trabalho a ser desenvolvido no LDC durante o ano letivo de
2012, visa dar um caráter motivador ao ensino das disciplinas biologia, física
e química, amparadas por metodologias matemáticas mais precisas.
0 comentários:
Postar um comentário