sábado, 28 de abril de 2012

A Matemática como linguagem Universal da Ciência


O desenvolvimento da matemática está intimamente ligado ao desenvolvimento da humanidade. Fica cada vez mais claro que, quanto maior o desenvolvimento da humanidade, mais a Matemática se faz presente nos mais diversos ramos, mesmo sem ser notada pela maioria das pessoas. Porém, a maneira como essa Ciência vem sendo ensinada nas salas de aulas, com forte apelo para a formalidade e com métodos puramente dedutivos, não está correspondendo às necessidades atuais. De acordo com Oliver, 1983 - Estamos ensinando da mesma maneira como se fazia há cem anos.

Uma das principais finalidades da Matemática é o seu uso como linguagem universal da Ciência. No entanto, os estudantes brasileiros não estão conseguindo utilizar a Matemática apresentada nas escolas para resolver problemas cotidianos, entender a complexidade da tecnologia e da comunicação, perguntar, assimilar informações novas como também para como trabalhar em equipe e consequentemente não estão compreendendo os métodos científicos. E esses são alguns dos requisitos básicos para qualquer tipo de trabalho. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, temos que trabalhar para que os objetivos escolares tornem os estudantes capazes de, além de outras tarefas, resolverem problemas com o instrumental mais adequado; conhecer as implicações matemáticas do problema; poder trabalhar em grupo na busca da solução de um problema comum; ver as possibilidades de aplicar ideias matemáticas em problemas comuns e complexos; estar preparados para enfrentar problemas em aberto.

O Laboratório Didático de Ciência vem exatamente com o intuito de alcançar esses objetivos, trazendo os estudantes para a participação ativa tornando-os personagens principais de seu processo de ensino-aprendizagem. O interessante é levar o aluno a enfrentar tarefas novas e não somente exercícios repetitivos, ter uma visão holística e não fragmentada dos conteúdos.
O estudo das ciências da natureza, matemática e suas tecnologias, devem capacitar o educando para uma interpretação de fenômenos naturais sob a óptica da ciência, para assim formular uma visão critica e desenvolver conceitos. Usando conhecimentos matemáticos simples, propõe-se aos alunos uma visão crítica baseada em observações e conceitos científicos, mas sem desvincular tais contextos à sua vivência.
Dentre as diversas utilidades do LDC, uma se sobressai sobre as outras: o caráter interdisciplinar. Nesse aspecto, a Matemática tem uma destaque ímpar, pois, como o próprio tema desse trabalho explicita, a Matemática é a linguagem da ciência, e como tal, está presente nas mais diversas áreas do conhecimento. No entanto, tal interação da matemática com as outras disciplinas não é muito visível por grande maioria dos alunos, inclusive por alguns professores. Daí a necessidade da abordagem matemática dentro do LDC, para despertar nos alunos e parte dos professores a curiosidade e o potencial dessa grande ferramenta científica que é a Matemática.

Diante dessa perspectiva, o trabalho a ser desenvolvido no LDC durante o ano letivo de 2012, visa dar um caráter motivador ao ensino das disciplinas biologia, física e química, amparadas por metodologias matemáticas mais precisas.

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