quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Orientações para a avaliação de Matemática - 3ª Bimestre



Conforme combinamos, segue a relação das questões que devem ser estudadas para a nossa avaliação da próxima quarta-feira (06/11).
A prova constará de 5 questões, uma de cada ano do Enem.
Não será cobrada nenhuma das questões que eu resolvi em sala.
 

3º Ano B (Manhã)

ENEM 2009 (Coletânea de provas SEDUC) – Questões: 137; 138; 151; 158; 163; 169; 180
ENEM 2010 (Coletânea de provas SEDUC) – Questões: 68; 138; 160; 179; 180
ENEM 2010 Reaplicação (Caderno Azul) – Questões: 144; 147; 164; 167; 157
ENEM 2011 (Coletânea de provas SEDUC) – Questões: 148; 158; 165; 166; 172
ENEM 2012 (Coletânea de provas SEDUC) – Questões: 143; 149; 146; 148



3º Ano D (Tarde)
ENEM 2009 (Coletânea de provas SEDUC) – Questões: 137; 151; 168; 180
ENEM 2010 (Coletânea de provas SEDUC) – Questões: 141; 176; 179; 180
ENEM 2010 Reaplicação (Caderno Azul) – Questões: 141; 150; 151; 157; 167
ENEM 2011 (Coletânea de provas SEDUC) – Questões: 148; 149; 150; 152; 153; 161; 164
ENEM 2012 (Coletânea de provas SEDUC) – Questões: 149; 150; 151; 152; 159; 170



Lembrando que as questões de Matemática do Enem 2010 - Reaplicação não constam na Coletânea de provas SEDUC. Porém você pode baixar o Caderno Azul aqui.

Obs.: Os alunos do 3º F (Noite) já foram informados das questões em sala de aula.

Boa sorte e bons estudos!

"Agir, eis a inteligência verdadeira. Serei o que quiser. Mas tenho que querer o que for. O êxito está em ter êxito, e não em ter condições de êxito. Condições de palácio tem qualquer terra larga, mas onde estará o palácio se não o fizerem ali?"
(Fernando Pessoa)
Por: Professor Jakson Ney

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O sucesso da XVI Feira de Ciências da Escola Gabriel


Nos dias 03 e 04 de outubro a Escola Gabriel realizou a XVI Feira de Ciências, Arte e Cultura. O tema desse foi “Sustentabilidade do ambiente urbano: de safios e possibilidades”. Na ocasião foram apresentados diversos projetos nas áreas de Linguagens e código, Ciências da Natureza, Ciências Ambientais, Ciências Humanas e, pela primeira vez, Robótica Educacional. O evento, que é considerado um dos mais importantes do calendário letivo da instituição, foi organizado pelo Laboratório Didático de Ciências com o apoio do núcleo gestor da escola.
No primeiro dia, como em todos os anos, o Show de abertura do evento, de responsabilidade dos professores Jair Rodrigo, Anderson Rodrigues e Carlos Júnior, mobilizou um grande número de alunos e contou com uma grande presença da comunidade escolar.
No segundo dia, tivemos a abertura dos stands, onde os visitantes e alunos tiveram contato com os projetos. Os stands permaneceram abertos ao público nos turnos manhã, tarde e noite.
No período noturno, deu-se o encerramento do evento com os agradecimentos aos alunos e ao público em geral. Na ocasião foi divulgada a pontuação dos projetos vencedores em cada área.
Os projetos vencedores estão automaticamente classificados para a VI Feira Regional de Ciências e Cultura que acontecerá nos dias 08 e 09 de novembro desse ano.
O LDC agradece a participação e empenho de todos os alunos e professores na Feira. O sucesso do evento foi fruto da ação de todos.





















Conheça os projetos classificados:

LINGUAGENS E CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

TÍTULO
PROFESSOR
PONTOS
Aprendendo e ensinando com a linguagem dos Sinais - LIBRAS
Ana Caroline de Oliveira
132,5
Drogas e prevenção
Edineusa Rebouças da Silva
131,5
Um olhar na ortografia do ambientes urbanos
Márcia Regina Sabino da Silva Santos
126,0

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

TÍTULO
PROFESSOR
PONTOS
Diabetes gestacional: como identificar usando seu Celular.
João Paulo de Oliveira Maia.
154,5
Fabricação de sabão e biodiesel com óleo de cozinha
Carlos Júnior
145,0
Coração e Ação: uma dupla perfeita!
Anderson Rodrigues de Oliveira Maia
135,5

CIÊNCIAS AMBIENTAIS

TÍTULO
PROFESSOR
PONTOS
Reaproveitamento da fumaça pela hidroponia.
Carlos Júnior
180,5
Reutilizando a água para revitalizar a horta.
Getúlio dos Reis Santos
Ana Carla de Freitas
179,5
Compostagem: Ciência e Prática para a gestão dos resíduos orgânicos da escola.
Rosinere Ferreira da Costa Rebouças
176,5

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

TÍTULO
PROFESSOR
PONTOS
Diagnóstico Socioambiental do Rio Arrombado
João Paulo Rebouças
188,0
Icapuí e as 7 Belas Artes
Jakqueline da Costa Reis
175,0
Acessibilidade, um dos caminhos para se chegar a inclusão
Maria de Lourdes Rebouças da Silva
163,0

ROBÓTICA EDUCACIONAL

TÍTULO
PROFESSOR
PONTOS
Robótica educacional: uma proposta de iniciação às novas tecnologias.
Jakson Ney da Costa Reis
Ricardo Rebouças
182,0


Classificados para a Feira Regional


Por: Jakson Ney da Costa Reis

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Robótica educacional: uma proposta de iniciação às novas tecnologias.




 O stand de robótica na XVI Feira de Ciência, Arte e Cultura da Escola Gabriel foi um dos mais movimentados. Era evidente o encanto dos alunos e visitantes. O projeto foi uma iniciativa dos professores Jakson Ney (Regente do Laboratório Didático de Ciências) e Ricardo Rebouças (Regente do Laboratório Educacional de Informática). Participaram ainda do projeto os alunos Alex Holanda 3ºA, João Vitor 3ºA, Gilberto Neto 3ºA e Rafael 3ºB.
O projeto está classificado para representar a escola na VI Feira Regional de Ciências e Cultura na cidade de Russas, nos dias 08 e 09 de novembro.
A utilizar a robótica como instrumento de ensino permite aos estudantes desenvolverem a capacidade de elaborar hipóteses, investigar soluções, estabelecer relações e tirar conclusões. Este projeto apresenta uma proposta de iniciação científica-tecnológica que tem o protagonismo juvenil como principal pilar de sustentação. No aspecto prático, o projeto teve como foco principal o desenvolvimento de um braço mecânico, que teve como base a utilização de sucata e uma placa de Arduino, que é uma plataforma física de computação open source (código aberto) baseado numa simples placa microcontroladora, e um ambiente de desenvolvimento para escrever o código para a placa.

A ideia principal é propor ao aluno o projeto de robótica voltado para a construção de um experimento investigatório que abranja o maior número de disciplinas possível. Mediante a análise do material disponível, decidiu-se que seria construído um braço mecânico. Foram utilizadas peças de impressoras, desktops, drivers de CD/DVD, carrinhos de brinquedo, entre outros materiais. Todos provenientes de sucata. Com o auxílio do Arduino foi possível desenvolver um código que permitiu o controle da garra.





Inicialmente, a garra apresentou uma série de problema, desde sua estrutura mecânica à parte da programação. Um dos principais problemas foi o das ligações eletrônicas, devido o mau contato. Após os problemas sanados foi possível entender o funcionamento do sistema e a interação da parte analógica (potenciômetros) com digital (servo motores).
Com o braço mecânico em pleno funcionamento surgiu o leque de aplicações possível para essa tecnologia. Tais como: Desarmamento de bombas, exploração da camada do pré-sal, explorações espaciais, automação industrial, criação de próteses robóticas, entre outras.



O caráter prático da atividade proposta colabora para a participação dos alunos. O objetivo desse projeto nunca foi a aplicação literal do braço mecânico desenvolvido, mas sim compreender a tecnologia envolvida e desmitificar a crença de que a robótica é algo fora do nosso alcance. Na realidade, concluímos com o projeto que a robótica mostra-se como uma excelente alternativa para trabalhar a iniciação científica-tecnológica. Em especial, concluímos ainda que é possível implementar a robótica nas escolas públicas a baixíssimo custo.



quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Trabalho Biologia: Coleta e Classificação de folhas



Orientações para o trabalho de Biologia, do professor João Paulo Oliveira Maia 2º ano “A, B, C e D”.

Segue o material para a parte teórica, do trabalho de biologia: Coletra e Classificação de folhas. O mesmo deve ser usado para consulta e classificação das folhas, após o processo de coleta e desidratação das mesmas.

As demais dúvidas devem ser retiradas diretamente com o professor, nos horários do Laboratório de Ciências. Lembrando que não será admitida a entrega de trabalhos após a data marcada durante as aulas.



Baixe aqui o material:

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More