sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Feira de Ciências: a arte de descobrir


Para muitos, a feira de ciências é uma oportunidade de realizar experimentos "mirabolantes", chamativos e de grande efeito visual, por isso se dedicam tanto em fazer uma apresentação marcante para quem estará assistindo. O que a maioria ainda não entendeu, é que a feira de ciências é uma oportunidade ímpar para os alunos descobrirem o mundo que ainda não conheciam e o novo mundo que muitos ainda não descobriram. Essas descobertas não se restringem apenas ao lado científico, mas também contemplam outros lados como: o senso crítico intrínseco a um novo olhar para avida, a vontade de solucionar problemas relacionados a sociedade urbanizada e principalmente, desenvolvem a arte de descobrir. 
Que os alunos da Escola Gabriel Epifânio dos Reis possam desenvolver essa arte maravilhosa de encantar aqueles que anseiam contemplar essa descobertas que uma Feira de Ciências nos proporcionam. Vamos lá! participem, descubram e nos encantem. 



Carlos Júnior  

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Aulas de Química do professor Carlos Júnior



O professor Carlos Júnior movimento o Laboratório Didático de Ciências da Escola Gabriel evidenciando a importância da prática no ensino das Ciências da Natureza e suas tecnologias. Nesta aula prática os alunos do 2°B estão realizando experimentos relacionados a titulação, propriedades coligativas e termoquímica.

Construção e apresentação de folhetos informativos de Biologia

Realizados pelas turmas de 1º (A, E, F, G H) e 3º anos (C, D), sob a orientação da Professora de Biologia Rosinere Ferreira, os trabalhos foram confeccionados no Laboratório de Informática, utilizando o programa do Microsoft Officer, PUBLISHER, onde foram trabalhadas as temáticas “Biomoléculas – alunos de 1º ano” e “Anomalias gênicas – alunos de 3º ano”. Após a confecção os trabalhos foram apresentados no Laboratório de Ciências, onde ficarão expostos para possibilitar a visualização aos outros alunos da escola. 

O trabalho teve como objetivo desenvolver a criatividade, capacidade de organização, conhecimento de uma nova ferramenta do computador, além de aplicar os conhecimentos a respeito da temática estudada.

O desenvolvimento da cientificidade também foi trabalhado secundariamente, pois as etapas do método científico, principalmente a Pesquisa, foram seguidas durante a preparação e apresentação.

Os resultados foram positivos, pois todas as turmas confeccionaram e apresentaram seus folders com clareza, objetividade e segurança com o tema abordado.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Inscrições abertas para a XVI Feira de Ciências, Arte e Cultura.


Integrar alunos e professores, tendo como perspectiva proporcionar a expansão dos trabalhos científicos, em qualidade e quantidade, desencadeados na escola. É com este propósito que a Escola Gabriel, através do LDC – Laboratório Didático de Ciências, lança o Edital da XVI Feira de Ciências, Arte e Cultura, documento que traz as normas de participação de trabalhos científicos e culturais. 
Espaço rico de possibilidades para a expressão da criatividade e bem como para o desenvolvimento das habilidades do aluno, do professor e da escola, no campo da pesquisa, a FEIRA DE CIÊNCIA, ARTE E CULTURA representa ainda mais uma ação de incentivo ao desenvolvimento de trabalhos científicos e culturais, no âmbito escolar.

Poderão participar todos os alunos da Escola Gabriel, representados por trabalhos, relacionados às seguintes categorias propostas neste Edital:
 I. Linguagens e Códigos e suas Tecnologias
II. Ciências da Natureza e suas Tecnologias
III. Ciências Humanas e suas Tecnologias
IV. Ciências Ambientais
V. Robótica Educacional

Confira no Edital com todas as informações de participação dos trabalhos escolares.
Mais informações:
As inscrições devem ser feitas on-line aqui (Inscrições encerradas)
LDC – Laboratório Didático de Ciências
Núcleo Gestor da Escola Gabriel
(88) 3432-1079
 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More