quinta-feira, 24 de maio de 2012

Introdução à microscopia


Durante a semana de 14 a 18 de maio, os alunos das turmas do 1º anos A, B, C D, E e F tiveram seu primeiro contato com o mundo microscópico. Foram realizadas aulas de introdução ao microscópio óptico. O conhecimento do microscópio e de suas técnicas de observação possibilita aos alunos uma melhor compreensão de conceitos inerentes à Biologia.

As aulas foram ministradas pela professora Rosinere Ferreira. Para ela, as aulas de microscopia são fundamentais para que os alunos incorporem as técnicas de pesquisa  científica logo nos primeiros anos do ensino médio, fazer uso de leituras científicas que demonstrem os fatos mostrados nos livros didáticos.

“O LDC proporciona o primeiro contato do aluno com a iniciação científica, isso é importantíssimo no processo de construção do conhecimento e na maturação dos conceitos teóricos.” (Rosinere Ferreira)

Na oportunidade, os alunos prepararam lâminas e observaram a célula da cebola ao microscópio óptico, com o aumento de 40x e 100x.


É o LDC cumprindo sua tarefa principal que é compreender a relevância das atividades práticas na efetivação do processo de construção do conhecimento, bem como, valorizar o método cientifico na compreensão de fenômenos e busca de respostas a questionamentos inerentes a Biologia, a Física e a Química.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Seminários de Introdução ao LDC


 O LDC – Laboratório Didático de Ciências da Escola Gabriel começou suas atividades do ano letivo de 2012 com um Seminário de Apresentação do espaço físico e das normas que regem este importante ambiente de aprendizagem. Na ocasião, esteve presente o Professor Jakson Ney, um dos responsáveis pelo LDC, o professor de Física Getúlio Reis e o professor de Química Anderson Rodrigues, e como espectadores, inicialmente os alunos da 1º Ano A, em seguida o 1º Ano B, ambos do turno matutino, e a noite os alunos do EJA – Educação pra Jovens e Adultos.

Durante a apresentação, diversos temas foram enfocados, dentre eles as principais normas de segurança para utilização do LDC, as características e utilidades de cada vidraria, os principais tipos de reagentes químicos, o funcionamento de alguns equipamentos inerentes a Física e Biologia, entre outros.

Em comentário, o professor Jakson Ney relatou sobre o impacto que o LDC causou nos alunos: “O momento foi extremamente interessante, podíamos perceber nos olhos dos alunos o vislumbre com relação ao que a ciência pode proporcionar. O LDC deve ser mais explorado pelos professores, e nós estamos aqui para ajuda-los nesse processo.”

Os seminários continuam durante toda a semana com os professores João Paulo Maia e Carlos Júnior.

Qualquer dúvida procurem o núcleo gestor da escola ou os próprios professores responsáveis pelo LDC.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More